Planejamento
Quinzenal /BNCC/ 2°BIMESTRE 26/04/2018
7º ANO -
DATA----/----À----/-----/2018
BNCC
|
HABILIDADE
|
OBJ. DE
APREN
DIZAGEM
DO SISTEMA
|
OBJ. DE APRENDIZAGEM
CONTEUDO
|
CONTEUDO
|
PROC. METODO
LÓGICO
|
AVALIAÇÃO
|
PRÁTICAS
DE
LINGUAGENS
(ORALIDADES)
INTERPRETAÇÃO
PRODUÇÃO
DE TEXTOS
(ESCRITA)
ANÁLISE
LINGUÍSTICA/
SEMIÓTICA
|
((EF06LP01).
Reconhecer a impossibilidade de
Uma
neutralidade absoluta no relato de fatos
e
identificar diferentes graus de parcialidade/
Imparcialidade
dados pelo recorte feito
e
pelos efeitos de sentido advindos de
Escolhas
feitas pelo autor, de forma a poder
Desenvolver
uma atitude crítica frente aos
Textos
jornalísticos e tornar-se consciente das escolhas feitas enquanto produtor de
textos.
EF67LP28)
Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e
estratégias
de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta
características
dos
gêneros e suportes –, romances infanto-juvenis, contos populares, contos de
terror, lendas
Brasileiras,
indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos,
crônicas,
autobiografias,
histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e
cordéis),
vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o
texto lido
e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
(
|
241- Reconhecer os gêneros textuais os elementos que o
caracterizam
e a função social .
242 produz textos de diversos gêneros com coerência e coesão
considerando as características e finalidades estruturas e os interlocutores
|
Ler, compreender e interpretar o texto
Identificar os diferentes recursos expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação. desenvolver uma atitude crítica frente aos
Textos trabalhado
Conceito de Linguagem verbal, não –verbal e mista
Comparar textos
buscando semelhanças e diferenças quanto ao gênero e as ideias
Aprimorar a
leitura oral, exercitando a partir de orientações, entonação, pontuação e
ênfase
|
Texto: ``Memórias de um Aprendiz de escritor”
(Moacir Scliar)
Leitura
Compartilhada;
Biografia do autor.
Tipologia: Narrativo (conceito)
Gênero: Memórias (conceito)
Histórias em quadrinhos
Linguagens verbal e não verbal
Poema “”canção do exilio
“Gonçalves Dias
H.Q intertextualidade canção do exilio
Compreensão e interpretação do texto
Leitura expressiva do
texto
Concordância do verbo com
o sujeito contextualizado.
Atividades e correção.
Produção textual:
- Entrevista com alguém da família. Reescrevendo a história.
- Memórias Literárias
|
Leitura do texto (compartilhada); após
uma breve discussão sobre o texto alguns trechos serão analisados observando
a concordância do verbo com o sujeito de modo a enfatizar que são
sintaticamente importantes na construção de textos
Será ministrada aula expositiva e explicativa sobre o conceito:
Narrativa, memórias e entrevista.
Conversar com o grupo sobre o que é levantar conhecimentos
prévios sobre a estrutura e a característica linguística desse gênero textual.
Conceito de linguagem: Verbal, não
verbal e mista
.
|
A
avaliação ocorrerá em todos os momentos do processo ensino aprendizagem,
visando o pleno desenvolvimento das ações educativas
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário