sábado, 31 de março de 2018

AVALIAÇÃO 1ºBIMESTRE


Avaliação de Português (1º Bimestre)
 








  1. Nas frases dos balões dos três primeiros quadrinhos, o sujeito das frases é o mesmo?

  1. Se a personagem não tivesse interrompido a segunda frase do 3º quadrinho, “você...” que termo a completaria: um sujeito ou um predicado?

  1. A historinha da tira poderia ter uma moral. Qual dos provérbios abaixo seria o mais adequado para encerrar essa história?
a)      Quem espera sempre alcança. (   )
b)      O feitiço virou contra o feiticeiro. (   )
c)      Em terra de cego, quem tem um olho é rei. (   )



 











4.      Identifique  o sujeito e o predicado desta orações do poema:
a)      A rua é pequena, meio torta.
b)      Ninguém joga bola na rua.
c)      Às vezes, de manhã bem cedo, vem um bando de passarinhos na maior algazarra.
d)      Nessa hora, meu coração não cabe no peito.
e)      Outra dia nasceu uma flor na calçada.
5.      Apesar de ter movimento de carros, o que o poeta lamenta que não exista em sua rua?

6.      E a rua em que você mora, como ela é?



 







  1. Gaturro, a personagem da tira, organizou o seu dia na agenda.
a)      Para que serve uma agenda?
b)      Que palavras ou expressões da tira indicam tempo?
c)      Em que lugares Gaturro estava em cada um desses momentos?

  1. No 1° quadrinho, que instrumento Gaturro usa para escrever em sua agenda?

  1. Responda com uma só palavra: De que modo Gaturro passou o dia?

  1.  As pessoas que usam agenda geralmente têm um dia atribulado, cheio de compromissos. Esse, entretanto, não é o caso de Gaturro.
a)      Então, com que finalidade ele utiliza uma agenda?
b)      O humor da tira nasce de uma contradição. Explique –a.


  1. Agora vamos contar essa história apenas com palavras. Complete com palavras ou expressão o texto a seguir, de acordo com os elementos da tira e com indicações de sentido que estão entre parênteses. Procure sempre dar coerência à história. 
...................... (instrumento), Gaturro anota numa agenda tudo o que vai fazer durante o dia. Às onze horas, toma sol sentado.......................... ( lugar); .............. (tempo), morrendo ............................ (causa), almoça sentado ........................... (lugar); às três horas, faz sesta ...............................(lugar); às seis da tarde, deitado.........................(lugar), vê televisão. Enfim, Gaturro passou o dia ..................... (modo). É o que se pode chamar de “um vagal organizado”.   

FAÇA  UM  MINI-CONTO:


















                          



Pontes e Lacerda          Data ­­___/__/____
Escola Estadual São José
Aluno (a): ____________________________________________    Ano: 8º ___
Professora:
  
Avaliação de Português (1º Bimestre)
 
















1.      Quais são os substantivos que apresentam o som /z/ (“zê”)?

2.      Desses substantivos, quais são concretos? Quais são abstratos?

3.      Em todas as estrofes, o eu lírico manifesta admiração por Emília.
a)      Quem você acha que é Emília?

b)      Como o eu lírico se sente quando comparado a ela? Comprove sua resposta com um verso da canção.
 






  1. Identifique no segundo verso quem é o sujeito das formas verbais escrevi, li, conversei.
  2. No poema, há um verbo na 3ª pessoa do plural.
a)      Identifique-o.
b)      O sujeito desse verbo é desinencial ou indeterminado? Por quê?

  1. Honoris causa é um título que se dá a alguém que tenha passado num exame ou concurso. Com base nessa informação, justifique o título do poema.

  1. Reescreva as freses a seguir, indeterminando o sujeito das orações. Empregue o verbo na 3ª pessoa do plural.
a)      A aluna ganhou prêmios no sorteio.
b)      Contei o que aconteceu comigo no colégio.
c)      Minha amiga rasgou a minha camisa no jogo.
d)      Eu tropecei na escada rolante.

  1. Reescreva as frases a seguir, empregando o verbo na 3ª pessoa do singular + o pronome se.
a)      Nesta situação, ela precisa de colaboração.
b)      Os professores acreditam na educação do país.
c)      As pessoas falam muito sobre a violência no mundo.
d)      Os alunos pensam muito nas férias.


 









  1. A tira cita uma fábula conhecida, estabelecido com ela uma relação de intertextualidade.
a)      Qual é a fábula citada?
b)      Na fábula citada, por que a tartaruga vence a corrida?

c)      Que fato surpreendente e atual modifica a fábula citada?

d)      Por que a tartaruga manifesta surpresa?

  1. Em relação à frase “Você foi sorteado para o exame antidoping”.
a)      Indique o sujeito e o predicado.


Pontes e Lacerda          Data ­­___/__/____
Escola Estadual São José
Aluno (a): ____________________________________________    Ano: 9º ___
Professora:
 
Avaliação de Português (1º Bimestre)












  1. Com inversões na estrutura sintática das orações, a 1ª estrofe do poema situa o tema abordado: a fidelidade.
a)      Reescreva os dois primeiros versos do poema, colocando-os na ordem direta.
b)      Interprete: O que pode ser “o maior encanto”?
c)      Conclua: O eu lírico (o ser que fala no poema) pretende ser fiel à pessoa amada?
2.      De acordo com a 2ª estrofe, em que situação da vida ele pretende amar a outra pessoa?

  1. Projetando-se num tempo futuro, o eu lírico imagina a possibilidade de ser procurando pela morte ou pela solidão. Para ele:

a)      O que Significa a morte? Explique.                   b) E a solidão? Explique.



  1. Na última estrofe, o eu lírico define o que é o amor, com base em sua experiência pessoal. De acordo com os dois últimos versos do poema:
a)      O amor dura para sempre?


b)      Explique a oposição de ideias e o conceito de amor e fidelidade que há no último verso.



 









  1. Observe a fala do peru, no último quadrinho.
a)      Quantos verbos foram empregados nessa fala?
b)      Logo, quantas orações há nesse período?
c)      Delimite as orações.
2.      As palavras que estabelece conexão entre as duas orações e, ao mesmo tempo, substitui uma palavra empregada na 1ª oração. Qual é essa palavra?




 








  1. O poema apresenta duas partes e duas estrofes. Toda a 1ª estrofe é organizada em torno da oração constituída pelos dois primeiros versos. Nessa oração:
a)      Qual é o sujeito?
b)      Que função sintática desempenha os termos saudades e de muitas coisa meu tempo de menininha?

  1. Observe que as “coisas” mencionadas nos dois primeiros versos não são especificadas neles.
a)      Que outros versos especificam as “coisas” de que o eu lírico tem saudades?
b)      Divida em Oração o trecho constituído por esses versos e classifique cada um delas.

  1. Observe as “coisas” de que o eu lírico te saudades.
a)      Entre elas, há apenas “coisas” boas? Justifique sua resposta.

b)      Que palavras pode resumir tudo aquilo de que o eu lírico tem saudades?

  1. No final do poema, o eu lírico aproxima a velhice da infância. O que você acha: Quando envelhecemos nos tornamos criança outra vez?


  1. Entre as seguintes afirmações a propósito do poema, indique as que são verdadeiras.
a)      (   ) Ação como “sentar no colo do meu pai”, “ninar boneca sem receios”, etc. são o alvo das saudades do eu lírico; por isso desempenha o papel de orações subordinadas substantivas completivas nominais.
b)      (   ) O aposto normalmente é considerado um termo acessório, secundário, na oração. No poema lodo, entretanto, as orações subordinadas substantivas apositivas são indispensável para a compreensão das pequenas “coisas” que compõem a infância.
c)      (   ) As coisas de que são feitas nossa infância são alegres; parecem coisas pequenas, sem importância e, no entanto, delas sentimos saudades quando nos afastamos desse tempo.

b)      Quem recebe a ação verbal expressa em foi sorteado?

c)      Levante hipóteses: Quem pratica a ação verbal?

d)      Reescreva a frase, empregando a expressão a comissão como sujeito da oração.


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