domingo, 1 de junho de 2014

TEXTO PUBLICITÁRIO EM SALA DE AULA

TEXTO PUBLICITÁRIO EM SALA DE AULA

MAIS UMA OPÇÃO DE LEITURA

A transmissão de significados constitui o fluxo intersubjetivo pelo qual circula a cultura. A experiência vivida, o real sentido, percebido ou compreendido, o mundo do real ou do imaginário, das teorias científicas ou dos mitos, enfim, da vigília ou do sonho, é mediado de homem a homem por entes concretos capazes de impressionar nossos sentidos: os signos. (Isaac Epstein)

1. Considerações Iniciais

O objetivo deste artigo é levar para a sala de aula o texto publicitário como uma modalidade de leitura persuasiva, que, dentro de uma tipologia textual generalizada, segundo Eni Orlandi (1987), faz parte do discurso autoritário.Procurar-se-á mostrar, na leitura dos índices textuais e contextuais, as implicações da intencionalidade nas estratégias argumentativas utilizadas, bem como destacar alguns  e recursos retóricosicônicos que caracterizam a linguagem da propaganda.
Todo ensino comprometido com o exercício da cidadania deve criar situações para que o aluno possa desenvolver sua competência discursiva. Um dos aspectos dessa competência é o sujeito ser capaz de utilizar a língua de modo variado, para produzir diferentes efeitos de sentido e adequar o texto a diferentes situações de prática oral e escrita. É o que se chama de competência lingüística, ou seja, conhecimento que o falante ou ouvinte, escritor ou leitor possuem sobre a língua e o utilizam para a construção de expressões que compõem os textos.Além disso, também é relevante a competência estilística, que é a capacidade de o sujeito entender ou escolher, dentre os recursos expressivos da língua, os que mais se adaptam às condições de produção, ao destinatário e às finalidades do texto e ao gênero textual escolhido.
     Os alunos têm uma preferência por contos de assombração que é ASSOMBROSA. Parece que o desconhecido é algo que os fascina de uma forma diferente do que outros tipos de coisas.
Uma história de assombração bem contada é garantia de crianças entretidas até o final da história. Nem preciso mencionar a satisfação do professor ao ver seus alunos tão envolvidos em algo como em um conto de assombração.
Pensando nisso, na seção HORA  MIX,  disponível na REVISTA  DIGITAL que lancei neste mês de agosto, há um conto de assombração da cultura latina contado em partes, que traz um paralelo que pode ser feito em paralelo com nosso próprio folclore.


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