quinta-feira, 24 de maio de 2018

/BNCC/ 2°BIMESTRE 26/04/2018 7º ANO /2018


Planejamento Quinzenal    /BNCC/ 2°BIMESTRE 26/04/2018    7º ANO    -  DATA----/----À----/-----/2018
BNCC
HABILIDADE
OBJ. DE
APREN
DIZAGEM
DO SISTEMA
OBJ. DE APRENDIZAGEM
CONTEUDO
CONTEUDO
PROC. METODO
LÓGICO
AVALIAÇÃO
PRÁTICAS DE
LINGUAGENS
(ORALIDADES)
INTERPRETAÇÃO











PRODUÇÃO
 DE TEXTOS
(ESCRITA)









 ANÁLISE LINGUÍSTICA/
SEMIÓTICA

((EF06LP01). Reconhecer a impossibilidade de
Uma neutralidade absoluta no relato de fatos
e identificar diferentes graus de parcialidade/
Imparcialidade dados pelo recorte feito
e pelos efeitos de sentido advindos de
Escolhas feitas pelo autor, de forma a poder
Desenvolver uma atitude crítica frente aos
Textos jornalísticos e tornar-se consciente das escolhas feitas enquanto produtor de textos.

EF67LP28) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e
estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características
dos gêneros e suportes –, romances infanto-juvenis, contos populares, contos de terror, lendas
Brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas,
autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e
cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido
e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

(



241- Reconhecer os gêneros textuais os elementos que o caracterizam
e a função social .


242 produz textos de diversos gêneros com coerência e coesão considerando as características e finalidades estruturas e os interlocutores



 Ler, compreender e interpretar o texto
 Identificar os diferentes recursos expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação.
  desenvolver uma atitude crítica frente aos
Textos trabalhado
Conceito de Linguagem verbal, não –verbal e mista
Comparar textos buscando semelhanças e diferenças quanto ao gênero e as ideias

Aprimorar a leitura oral, exercitando a partir de orientações, entonação, pontuação e ênfase


Texto: ``Memórias de um Aprendiz de escritor”
 (Moacir Scliar)
Leitura
Compartilhada;
Biografia do autor.
Tipologia: Narrativo (conceito)
Gênero: Memórias (conceito)

Histórias em quadrinhos

Linguagens verbal e não verbal
 Poema “”canção do exilio “Gonçalves Dias
H.Q intertextualidade canção do exilio




Compreensão e interpretação do texto
 Leitura expressiva do texto
 Concordância do verbo com o sujeito contextualizado.
Atividades e correção.

Produção textual:
- Entrevista com alguém da família. Reescrevendo a história.
 - Memórias Literárias



Leitura do texto (compartilhada); após uma breve discussão sobre o texto alguns trechos serão analisados observando a concordância do verbo com o sujeito de modo a enfatizar que são sintaticamente importantes na construção de textos
Será ministrada aula expositiva e explicativa sobre o conceito:
Narrativa, memórias e entrevista.



Conversar com o grupo sobre o que é levantar conhecimentos prévios sobre a estrutura e a característica linguística desse gênero textual.  Conceito de linguagem: Verbal, não verbal e mista
.



A avaliação ocorrerá em todos os momentos do processo ensino aprendizagem, visando o pleno desenvolvimento das ações educativas

Nenhum comentário:

Postar um comentário