quinta-feira, 24 de maio de 2018

Planejamento Quinzenal /BNCC/ 8º ANO - 2018


Planejamento Quinzenal    /BNCC/     8º ANO    -  DATA------/--------À---------/-------/2018
BNCC
HABILIDADE
OBJ. DE
APREN
DIZAGEM
DO SISTEMA
OBJ. DE APRENDIZAGEM
CONTEUDO
CONTEUDO
PROC. METODO
LÓGICO
AVALIAÇÃO
PRÁTICAS DE
LINGUAGENS
(ORALIDADES)
INTERPRETAÇÃO


PRODUÇÃO
 DE TEXTOS
(ESCRITA)




 ANÁLISE LINGUÍSTICA/
SEMIÓTICA

(EF89LP36). Parodiar poemas conhecidos da literatura e criar textos em versos (como poemas
Concretos, ciberpoemas, haicais, liras, microrroteiros, lambe-lambes e outros tipos de poemas),
Explorando o uso de recursos sonoros e semânticos (como figuras de linguagem e jogos de
palavras) e visuais (como relações entre imagem e texto verbal e distribuição da mancha
gráfica), de forma a propiciar diferentes efeitos de sentido.




EF08LP08). Identificar, em textos lidos ou de
Produção própria, verbos na voz ativa e na voz
Passiva, interpretando os efeitos de sentido de
Sujeito ativo e passivo (agente da passiva).




242 produz textos de diversos gêneros com coerência e coesão considerando as características e finalidades estruturas e os interlocutores



241- Reconhecer os gêneros textuais os elementos que o caracterizam
e a função social
 Ler, compreender e interpretar o
 Identificar os diferentes recursos expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação.
  Reconhecer os usos da vozes verbais

Levar o aluno a compreender sintaticamente as vozes verbais .Contextualizar as vozes ativa, passiva e reflexiva presente no poema Identi
ficando-as

Poema:
O Açúcar  
  (José Olympio)
Leitura compartilhada
Conceito:
Vozes Verbais contextualizadas
Atividades e correção.
Prod. Textual; parodiar poema destacando as vozes verbais.
Exercícios e correção
Leitura do poema  (compartilhada); após uma breve discussão sobre o poema alguns trechos serão analisados sintaticamente para trabalhar o conceito vozes verbais
Será ministrada aula expositiva e explicativa sobre o conceito das  vozes verbais tendo como conteúdo principal as vozes do verbo ; Ativa , Passiva e Reflexiva , de modo a enfatizar que  são sintaticamente importante na construção de textos.. A partir dessa explanação os alunos irão identificar e grifar as vozes presentes no texto.
Para finalizar irão construir um poema com vozes verbais na construção do texto.

A avaliação ocorrerá em todos os momentos do processo ensino aprendizagem, visando o pleno desenvolvimento das ações educativas

Nenhum comentário:

Postar um comentário